terça-feira, 7 de outubro de 2008

Os meus sentidos para papel


Hoje passei o dia pensando em algum bom assunto para escrever, porem não achava. Rasguei várias folhas e comecei vários textos. Foi quando em um fato do cotidiano, dentro de um ônibus, um menino ,com talvez 2 anos de idade, chamou me à atenção.
- mãe cadê meu balão
- ta aqui meu filho
-mãe esfria meu balão
-rsrsrsrs como assim?
- vai mãe esfria!
- kkkk não da meu filho
- mulher! Ele ta pedindo para você encher o balão. Ele deve ter feito uma associação com quando você vai da comida e ,por ela estar quente, enquanto você ta assoprando, fala "pera meu filho vou esfriara a comida".

Interessante, quando estamos nesta idade do aprendizado não usamos as palavras com os seus devidos sentidos. Criamos um sentido para cada palavra, usando associações . Porem quem foi que disse que árvore quer dizer árvore, e não caneta? Quem demarca isso? Quem disse que o menino estava errado? Como diz a musica dos los hermanos: "toda rosa é rosa porque assim ela é chamada"

Talvez se ,como uma criança, fizéssemos associações de palavras, em vez de decora las de acordo com o dicionário, algumas palavras ,banais, poderiam ter significados magníficos. Como por exemplo, papel. Imagine que quando recebêssemos uma carta de amor,em um papel , atribuíssemos ao papel toda a carga de sentimento que tínhamos pela carta. A partir daquele dia, papel seria uma palavra muito emocionante de ouvir alguém dizer. Mas talvez essa idéia também não desse certo, pois teríamos quer ter mais cuidado com o que falamos, pois as palavras teriam significados diferentes para cada pessoa. Então tentando balancear essas idéias, deveríamos utilizar dois significados para cada palavra, um seria igual ao dicionário, o outro, seria uma associação com os eventos de nossas vidas. Assim papel não seria apenas papel.

Um comentário:

Personal Viagens Fortaleza - Ceará disse...

Todos são muito bons!Mas esse é o melhor!Como é verdade isso!As pessoas devem aprender o real sentido das palavras e usá-las da maneira correta...se assim fosse o mundo estaria bem melhor!
Parabéns!Todos os textos estão otimos!